segunda-feira, 20 de junho de 2011

Soquet / slot do Processador

Soquet / slot do Processador

O SOQUETE ou SLOT é um encaixe, no qual fixa-se o processador. Existem algumas variações nos modelos de placa-mãe, portanto, algumas trabalham como processadores fixados em soquet e outras fixadas em Slots.

As atuais placas-mãe estão vindo equipadas com o SOQUET ZIF (zero-insertion-force).

Veja alguns modelos de Soquet/Slot:

SOQUETE 7 : Este modelo foi sem dúvida um dos mais difundidos do mundo da informatica, ele permite a utilização de varios processadores, como o AMD K6-2 , o MIII da Ciryx e também os processadores da linha Pentium / Intel.

SOQUETE 370 : O soquet 370 tem a “aparencia” similar com a do soquet 7, distingui-se apenas pela pinagem. Ele é destinado aos processadores Celeron e Pentium III

OBS: Algumas placas com esse tipo de soquete são icompativeis com o Pentium III, isso ocorre devido as alterações na tensão de energia.

SLOT 1: O Slot 1 foi desenvolvido pela Intel para o Pentium II, e também para alguns modelos de Pentium III e Celeron. A algum tempo atrás, a Intel resolveu mudar o encaixe dos seus processadores, passando do Slot 1 para o Soquete 370. O motivoda mudança foi por que esses processadores utilizavam o cache L2 externo, o que acabou deixando os processadores grandes demais para o Soquete 370.

SOQUETE 478: O Soquete 478 é o modelo utilizado para processadores Pentium 4 northwood. Ele proporciona um desenpenho inferior ao de seus concorrentes, porém a Intelesta sempre incrementanto seus modelos com novas tecnologias, como o Front Side Bus de 800 MHz e a tecnologia Hyper-Threading.

SOQUETE 754: O soquete 754 é o modelo utilizado para os processadores Athlon 64 que possuem 754 pinos. Estes processadores são a versão mais simples da família Athlon 64, sendo eles compativeis com os módulos de memória DDR 400 MHz.

SOCKET 939: Usado pelos processadores Athlon 64, Athlon 64 FX, Athlon 64 X2 e o Opteron. Seus controlador de memória usa dois canais (dual channel), o que significa que o processador acessa á memória a 128 bits, se os dois módulos de memória forem usados.

SOCKET F: Este Soquete de 1.207 pinos, foi criado para os novos modelos de Opteron, mas ele também é usado pelos processadores Athlon 64 FX utilizados na plataforma Quad FX da AMD (Athlon 64 FX modelos 7x). Todos os processadores que utilizam esse soquete trabalham no modo SMP (multiprocessamento simétrico), podendo assim trabalhar com mais de um processador. Igualmente como os processadores soquete AM2, os controladores suportam memórias DDR2-533, DDR2-667 e DDR2-800 nas configurações de dois canais (dual channel), o que siginifica que o processador acessa a memória a 128 bits, se um numero par de módulos de memória for usado.

SOCKET LGA 775: LGA-775 é um soquete do processador central de 775 contatos usado pelos processadores da Intel Celeron D, Pentium D, edição extrema de Pentium, Processadores extremos da edição do IV, e do Pentium IV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog