sexta-feira, 24 de junho de 2011

Porta De comunicação



Um computador isolado não tem muita utilidade. Portanto, é reciso provê-lo com informações e programas. Para isso, existem várias portas de comunicações, algumas são para a conexão de periféricos e sensores externos, como: as portas de teclado e do mouse.

Seriais e Paralela

São portas de comunicação de uso geral que compartilham o canal de dados do barramento ISA ou PCI. O funcionamento de ambos os tipos de portas são bem parecidos. Cada um possui um endereço de I/O (Imput / Output ­– entrada e saída). Basta o software acessar esse endereço e executar operações de leitura e escrita, como faria no caso de um endereço de memória. A diferença é que, quando escreve o endereço da porta, o programa esta na realidade enviando operação de leitura, o programa recebe os dados que o mundo externo “injeta” na referida porta.

Nas portas seriais os bits são enviados um a um, ou seja, bit a bit, por um único condutor. Já no caso das portas paralelas, os dados são transmitidos byte a byte, ou seja, de 8 em 8 bits. Como cada bit precisa de um fio que conduza o pulso elétrico correspondente, precisamos de 8 condutores elétricos paralelos para transmitir um byte por vez.

Com esse artifício, consegue-se uma transmissão muito mais rápida, por isso nas interfaces paralelas modernas chega-se a 115 kbits/s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog