terça-feira, 21 de junho de 2011

Memória



A memória do micro está dividida em duas partes: a memória permanente e a memória volátil. A memória permanente, também conhecida como memória de programa, é onde estão gravados os programas de fábrica. A memória volátil ou memória de dados é a memória RAM, onde os programas e arquivos são executados. Quando o computador esta ligado, a memória volátil contém arquivos e programas que estão sendo executados.

Memória Permanente

Os dados contidos nesta memória ficam gravados no computador e não se perdem quando o computador é desligado. A memoria permanente contém alguns programas que vêm gravados do fabricante:

BIOS, SETUP e DIAGNÓSTICO.

A memória permanente é fabricada em chios de diferentes tecnologias, entre elas a mais utilizadas são:

ROM: Memória apenas de leitura, aceita acessos apenas para leitura. Essas memórias vêm gravadas de fábrica.

PROM: É uma ROM programável.

EPROM: Memória somente de leitura, ela é programável e seus dados podem ser apagados. Embora seja uma memória apenas de leitura, pode ser programada quantas vezes forem necessárias.

EEPROM: A maior vantagem da EEPROM sobre a EPROM é a possibilidade de reprogramar palavras individuais, ao invés da memória toda.

FLASHBIOS: É a memória permanente que pode ser atualizada, é utilizada nas placas-mãe modernas.

Memória Volátil

O termo RAM é usado para designar uma memória de acesso randômico, ou seja, uma memória com a mesma facilidade de acesso para todos os endereços, sendo que o tempo de acesso a qualquer um deles é constante.

A RAM (Randon Access Memory) é a memória onde os programas podem ser carregados. Esta memória é de leitura e gravação. Ela é chamada de Volátil porque perde o seu conteúdo na ausência de energia elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog