sábado, 18 de junho de 2011

Configuração típica

A configuração típica de um computador consiste em três elementos básicos de Hardware:

A unidade de Processamento.

Os dispositivos de Entrada e Saída de dados.

Os dispositivos de Armazenamento de dados.

Unidade de processamento – ela é composta pelo processador e pela memória de trabalho do sistema.

Unidade de armazenamento – Para que não haja perda de dados é necessário que eles sejam gravados num dispositivo de armazenamento chamado memórias auxiliares, estas armazenam as informações que já estão na memória principal (Ram). Existem vários tipos de memórias auxiliares como, por exemplo: Disquetes, discos rigídos (HD), discos ópticos ( CD-ROM e DVD-ROM), entre outros.

Dispositivos de entrada e saída – (E/S) ou input/output (I/O) – são também denominados periféricos. Eles permitem a interação do processador com o seu usuário, possibilitando a entrada e/ou a saída de dados.

Há dispositivos que funcionam tanto para entrada como para saída de dados, como o modem e o drive de disquet. Atualmente, outros dispositivos híbrido de dados é a rede de computadores.

Os principais dispositivos tanto de entrada como de saída de informações são: modem, drive de disquete, gravador de CD / DVD e disco rígido (HD).

Dispositivos de Entrada – Eles codificam as informações que entram, em dados que possam ser processados pelo sistema digital do computador.

Os principais dispositivos de entrada de informações são: tecladom mouse, driver de CD /DVD-ROM, scanner microfone, joystick, camera filmadora, camera digital, tela sensível ao toque, mesa gráfica e caneta óptica.

Dispositivos de saída – Decodifiam os dados em informações que podem ser entendidas pelo usuário.

Os principais dispositivos de saída de informações são: monitor de video, drive de CD-ROM, caixa de som, impressora, sensores (movimento, temperatura, etc) e óculos (para realidade virtual).

Interrupções – IRQ

As Interrupções são sinais que os periféricos enviam para o processador ou Chipset, informando que estão prontos para receberem instruções, enviando ou recebendo dados de memória ou processador.

Em um microcomputador existem 16 níveis de interrupções, cada uma ocupauma via do conector de expansão. A tabéla abaixo mostra algumas interrupções que são pré-definidas. Quanto menor for o número de linha, maior será a prioridade de atendimento do processador.

Linha de interrupção

Circuito

0

Timer

1

Teclado

3

COM2 e COM4

4

COM1 e COM3

6

Floppy Drive

7

LPT1

8

Clock

14

HD máster

15

HD slave

DMA – Direct Memory Access – Acesso direto à Memória

Normalmente o único componente que acessa a memória RAM é o processador. O recuso DMA permite que outros componentes também acessem a memória RAM diretamente, como: Discos rigídos (HD), o que aumenta o desempenho na transferência de grande quantidade de dados.

Nos sistemas baseados no barramento PCI, este recurso é nativamente suportado (neste barramento o DMA é também chamado de Bus Mastering), não necessitando mais de um controlador a parte como nos primeiros PCs. Cada periférico pode, se quiserm acessar diretamente a memória RAM usando essa tecnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog