quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Instalando o WIndows 7

O método de instalação mais simples para converter um sistema de computador existente para o Windows 7 é executando uma instalação limpa. Esse método de instalação irá remover todos os programas e arquivos do seu computador, e configurará o Windows 7 com todas as configurações padrões.

Nota

Antes de executar o procedimento descrito nesse artigo, tenha certeza de que você tenha uma versão de backup atual, para evitar perder seus dados.

1 – Insira o DVD do Windows 7 no leitor de DVD e inicie o computador. A primeira tela a ser carregada na instalação é apresentada conforme mostra a figura 1.1.

Figura1 1 Instalando o Windows 7

Figura 1.1

Na tela inicial da instalação do Windows 7 faça as seguintes configurações:

  • No campo Idioma a instalar selecione o idioma que você pretende instalar no Windows 7. Se o Windows 7 que você está instalando está em Português essa será a única opção disponível.
  • No campo Formato de hora e moeda selecione o formato de hora e moeda que você pretende utilizar. Em nosso exemplo iremos selecionar a opção Português (Brasil).
  • No campo Teclado ou método de entrada selecione o modelo do seu teclado. Em nosso exemplo iremos selecionar Português (Brasil – ABNT).

2 – Clique no botão Avançar para continuar a instalação. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.2.

Figura1 2 Instalando o Windows 7

Figura 1.2

3 – Clique no botão Instalar agora. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.3.

Figura1 3 Instalando o Windows 7

Figura 1.3

4 – Na tela Leia os termos da licença leia os termos da licença e selecione a opção Aceito os termos da licença e em seguida clique no botão Avançar. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.4.

Figura1 4 Instalando o Windows 7

Figura 1.4

5 – Na tela Que tipo de instalação você deseja você irá escolher se irá atualizar o Windows ou executar uma instalação nova. Basicamente a sua decisão irá depender da versão do Windows que você está executando e/ou se você pretende fazer uma instalação nova. Se você selecionar a opçãoAtualização o Windows 7 irá manter todos os seus arquivos, configurações e programas. Se você selecionar a opção Personalizada (avançada) você irá instalar uma nova cópia do Windows 7 no seu computador. Em nosso exemplo iremos utilizar a opção Personalizada (avançada) para instalar uma nova versão do Windows 7. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.5.

Figura1 5 Instalando o Windows 7

Figura 1.5

Nota

A opção de Atualização só poderá ser escolhida se você estiver executando o Windows Vista SP1ou SP2.

6 – Na tela Onde deseja instalar o Windows escolha o local onde o Windows 7 será instalado e o tamanho da sua partição. Em nosso exemplo temos um volume de 43,3 GB de espaço livre e não temos nenhum outro volume ou partição. Para criar uma partição para o sistema operacional e outra para os seus dados clique em Opções de unidade. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.6.

Figura1 6 Instalando o Windows 7

Figura 1.6

Nota

O Windows 7 pode ser instalado em um única partição sem nenhum problema, porém particionando o seu volume irá ajudá-lo na separação dos seus dados com os arquivos de instalação do Windows e programas.

7 – Selecione o volume que você deseja particionar e em seguida clique no botão Novo. Será exibido um campo para você digitar o tamanho da partição. Digite um tamanho superior a 16 GB e em seguida clique no botão Aplicar. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.7.

Figura1 7 Instalando o Windows 7

Figura 1.7

8 – Na caixa de diálogo Instalar o Windows é informado que talvez o Windows crie partições adicionais para os arquivos do sistema. Essa opção não é irá criar uma partição adicional para você guardar seus dados e sim para utilização do sistema. Clique no botão OK para continuar. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.8.

Figura1 8 Instalando o Windows 7

Figura 1.8

9 – Conforme mencionado no item anterior foi criado uma partição para uso do sistema e outra para instalação do Windows. Selecione a partição onde será instalado o Windows e em seguida clique no botão Avançar para continuar. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.9.

Figura1 9 Instalando o Windows 7

Figura 1.9

10 – Na janela Instalando o Windows aguarde até que a instalação seja finalizada. Após a finalização da instalação do Windows 7 será carregada uma janela conforme mostra a figura 1.10.

Figura1 10 Instalando o Windows 7

Figura 1.10

11 – Na tela conforme mostra a figura 2.16 no campo Digite um nome de usuário você deve digitar um nome de usuário que será utilizado para efetuar logon no Windows e no campo Digite um nome de computador você deve digitar um nome para identificar o computador na rede. Entre com as informações solicitadas e em seguida clique no botão Avançar. Será carregada uma janela conforme mostra a figura 1.11.

Figura1 11 Instalando o Windows 7

Figura 1.11

12 – Na tela Definir uma senha para a conta no campo Digite uma senha você deve digitar uma senha para o usuário criado anteriormente, e no campo Digite a senha novamente repita a mesma senha digitada anteriormente. No campo Digite uma dica de senha digite uma dica para que você possa se lembrar da sua senha e em seguida clique no botão Avançar. Será carregada uma janela conforme mostra a figura 1.12.

Figura1 12 Instalando o Windows 7

Figura 1.12

13 – Na tela Digite a chave do produto (Product Key) Windows no campo Chave do Produto (Produto Key) digite a chave do produto e em seguida clique no botão Avançar. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.13.

Figura1 13 Instalando o Windows 7

Figura 1.13

14 – Na tela Ajude a proteger o computador e a aprimorar o Windows automaticamenteselecione uma das três opções:

  • Usar configurações recomendadas – Selecionando essa opção o Windows 7 manterá o seu computador atualizado instalando as atualizações importantes e recomendadas, ajudará a tornar a sua navegação na Internet mais segura, verificará as soluções e problemas online e ajudará a Microsoft a aprimorar o Windows enviando relatórios de erros.
  • Instalar somente atualizações importantes – Selecionando essa opção o Windows 7 instalará automaticamente somente as atualizações importantes. As atualizações recomendadas não serão instaladas automaticamente e você não receberá a proteção avançada contra spyware. As soluções para problemas e os drivers mais recentes para novos hardwares ou dispositivos não serão instalados. O filtro SmartScreen também não será ativado.
  • Perguntar depois – Selecionando essa opção o Windows 7 solicitará periodicamente após o logon que seja selecionado as configurações para os recursos descritos nas configurações recomendadas.

Em nosso exemplo iremos selecionar a opção Usar configurações recomendadas. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.14.

Figura1 14 Instalando o Windows 7

Figura 1.14

15 – Na tela Verifique as configurações de data e hora na opção Fuso horário selecione a zona de horário correspondente ao seu país caso não esteja configurado, verifique se a opção Ajustar automaticamente o relógio para Horário de Verão está selecionada, verifique se as configurações de Data e Hora estão configuradas corretamente e em seguida clique no botãoAvançar. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.15.

Figura1 15 Instalando o Windows 7

Figura 1.15

16 – Na tela Selecione o local atual do computador selecione entre uma das três opções, para que o Windows possa aplicar automaticamente as configurações de rede corretas baseado no local da sua rede. Em nosso exemplo, a opção selecionada será a Rede doméstica. Será carregada a janela conforme mostra a figura 1.16.

Figura1 16 Instalando o Windows 7

Figura 1.16

17 – Aguarde até que a configuração do Windows 7 seja finalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog